sábado, 22 de setembro de 2012

Diferença entre fonte AT e ATX

Fonte AT

A fonte de alimentação é um componente muito importante para o computador.
Além de distribuir energia para os demais componentes do computador ela possui como função também converter corrente alternada em corrente contínua. Converter 110 ou 220 Volts em 12V e 5V.
A principal diferença entre a fonte AT e ATX é o conector que é plugado na placa-mãe.
Nas fontes AT que são as antigas, o conector que era plugado à placa-mãe era dividido em dois, chamados de P8 e P9.


 
 
 
Este tipo de fonte exigia um certo cuidado do técnico que fosse montar, pois tanto os fios pretos do conector P8 quanto do conector P9 deveria ficar no centro, caso contrário, ocasionaria a queima da placa-mãe ou a Fonte.
Outro ponto desfavorável e que com essas fontes a maquina não desligava sozinha o usuário teria que segurar o botão on/off para ai sim a maquina desligar.

   
 
Fonte ATX
 
 

Padrão mais recente. Usa conector de 20 ou 24 pinos. Tem novas funções, entre elas o mais importante: Soft On/Off - usado para ligar/desligar a fonte por software. É graças a esse recurso que o Windows ou o Linux consegue desligar o computador sem que o usuário tenha que apertar o botão do gabinete. Cada pino tem um "formato", fazendo com que você só possa encaixar em uma posição.
 

 
 
  
 Nas fontes atuais, que são as ATX, este problema (de ter cuidado na hora de plugar na placa-mãe) é extinto, ou seja, não há uma preocupação na hora de plugar o conector à placa, pois o conector é único e o mesmo possui chanfros que impede o técnico de plugar este conector de forma invertida ou de lado errado na placa-mãe, pois o conector não entra de forma errada.
 
Fontes ATX que possuem conectores SATA e as que não possuem esses conectores.
 
  Fonte sem Sata, pode ser usado um adaptador.
 
 
 
 Adaptador Sata.
 



 

 


 
 Como demonstrado na foto, as fontes mais recentes vem com a conexão Serial ATA, que é a ligação utilizada pelos HDs e Drivers de DVD atuais, são os famosos SATA!
 
 

Ainda há outra diferença entre as fontes: 
 
Fonte nominal
 
Potencia MÁXIMA que uma fonte fornece, não sendo constante. Tambem chamada de Potência de pico. Potência nominal é aquela que o fabricante expressa na plaquinha de identificação, e que pode variar uma certa porcentagem geralmente para menos cerca de 50 a 80% menos.
 
 
 
Fonte Real
 
 
Potência real, é aquela medida indicada no produto, com sua carga máxima, e que não pode variar mais que 2% de sua potência. Exemplo Rotulo: 305W, Potencia fornecida minima: 320W.
Fonte com potencia real é mais cara pois além de elas terem mais potência, geralmente elas possuem componentes de melhor qualidade que suportam uma demanda maior de consumo. Por exemplo quando colocamos uma placa de video que gere um processamento grafico maior, consequentemente ela puxa mais energia, e se você tiver uma fonte com potencia nominal ela não ira conseguir suprir o consumo do seu computador.Isso pode fazer com que o seu computador não ligue, ou tenha desligamentos aleatorios.

 
  
  
Vídeo Explicação
  
 

 
 
 
 
 
Como testar se uma fonte está queimada?
 
 
Com a fonte livre, desconectada da tomada e de todas as partes do computador, localize o cabo de alimentação da placa-mãe. Ele é o maior de todos e pode ter 20 ou 24 pinos.

 
 
 
Pegue um clipe de papel e dobre-o de forma que as duas pontas fiquem paralelas para baixo. Com a ponta do cabo em mãos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haverá um fio preto, e é nele que você deve inserir a outra ponta do clipe de papel.
Se você fez tudo certo até aqui, chegou a hora do teste. Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a sua fonte está funcionando normalmente e a razão de o computador não estar ligando é outra. Caso não funcione, você acabou de descobrir o provável problema.

 
 
Vídeo Explicação





 
 
 
 





 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 

 
 
 
 

45 comentários:

  1. TA UM LIXO, UMA MERDA... EXCROTO
    NUM EXPLICA PORRA NENHUMA ESSE COCÔ DE BODE!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O TEU CU ARROMBADO, INVEJOSO QUE NÃO SABE DE PORRA NENHUMA, LAMBE SAL FILHO DA PUTA!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Camila, a sua explicação foi ótima ! obrigado pelo conteúdo postado !

      Excluir
    3. Escroto com x é pra acabar, faça melhor então, vc nem deve entender de nada, aliás não entendeu o que estava escrito ou nem leu, por isso não explica nada, já que deve ser incompreensível pra vc. Parabéns a quem escreveu.

      Excluir
    4. GAROTINHO TA FRUSTRADO PQ O PAI FOI COMPRAR O PC DELE E VOLTOU COM O PC DO BEN 10 FOI?

      Excluir
    5. só podia ser bugattista mesmo pra vir hatear um post que deu informação de A até Z...

      queria o que a mais? as dimensões físicas das fontes? elas tem o mesmo tamanho.

      a fonte AT precisa de chave para ligar e desligar, e precisa encerrar o sistema antes e desligar na chave depois, a ATX precisa só de botão, que manda mensagem para a placa mãe, e o botão nem sempre é necessário, tanto que da para desligar via OS, como dito no post.

      se você quer saber o que cada fio do conector faz, procure um artigo especifico, e não sobre a fonte, aqui vão falar da fonte em si.

      quer saber do interior da fonte? em post comparativo não vai ter isso não! se quer saber só vá buscar videos de manutenção de fonte e você vai ver detalhadamente, e se tiver duvida pesquise os componentes citado nos videos...

      quer saber se tem diferença de potência? ambos os tipos variam dependendo do modelo, mas é difícil achar uma fonte AT forte, como também não tem fonte AT com plug sata, como também não foram feitas fisicamente para alimentar um componente sata corretamente, tendo carência de corrente.

      a fonte AT não tem sistemas de estabilização, então qualquer variação na entrada ela sente direto, isso poderia comprometer a vida delas. a ATX já é parcialmente estabilizada, ela suporta curtos, instabilidades e picos de luz com uma margem maior, porém ainda sim não arrisque direto na tomada, quem fala que estabilizador não funciona e só atrapalha a fonte está mentindo pra poder vender fonte. pq consertar estabilizador é super barato, maioria dos casos é só o fusível, e as danadas estabilizam mesmo, ja fiz teste pra caralho e funcionam sim. no-break melhor ainda.

      o que mais quer saber? já trouxe coisa pra caralho ai pro seu luxinho, e agora...

      se faltou alguma coisa no post do cara, falar que explicou "nada" é de zuar viu, porque falou bastante, ou você é baixo de mais pra conseguir entender.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. muito bom assim que é bom sem muito blablá... valew muito obrigado! vai me ajudar bastante no meu curso

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o resumo, ótimo guia inicial para se aprofundar no assunto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gostei, mas saber se a fonte está com o problema pelo fato das ventoinhas não ligar, não está 100 % certo.As vezes é somente o motor da ventoinha que está queimada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só isso, aa vezes as ventoinhas podem ligar o pc pode dar sinal de vida ser a fonte ruim também, isso já aconteceu comigo, achei que era placa mãe queimada me indicaram testar outra fonte, testei e realmente era a fonte, porém como dito o pc ligava mas não dava vídeo

      Excluir
  5. Obrigado pela postagem, esta bem explicado e resumido. Valeu mesmo!!! \o/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, simples e direto!
    Estou estudando para concurso e estou pesquisando detalhes em teoria juntando essas informações com outras vou ficando preparado!

    ResponderExcluir
  7. Excelente explicação resumida e focada...parabéns

    ResponderExcluir
  8. Seu otário vai xingar o trabalho do seu pai,vc não faria melhor seu idiota ta tudo certo se queria uma explicação melhor vai fazer curso seu troxa vai se ferra não aguenta o conteúdo não entra no site seu otário

    ResponderExcluir
  9. que merda ta dando aqui

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI BASTANTE DO TRABALHO, BEM RESUMIDO E CLARO.

    ResponderExcluir
  11. vim aqui pra relembrar as fontes AT, e no artigo acabou trazendo ainda mais coisas, tinha esquecido de mais coisa do que eu pensava, artigo robusto de fato, não só comparou as fontes mas também deu o luxo de explicar ainda além...

    e né, vamos dizer a verdade, as fontes modernas andam com bastante carência de plugs para IDE, principalmente que a maioria dos HDs qe ainda vivem, ainda são IDE, os leitores tb, parece que viviam mais, os coolers até os lançados hoje usam plug clássico

    ResponderExcluir
  12. Não estou aqui para criticar o trabalho do dono do BLOG;;! Somente quer ver se ESTOU errado pois os cabeamentos das fontes estão saindo de fábricas diferentes patentes de utilidades diferentes com cores diferentes que confundem na hora da montagem se saídas para as Placas mães são compatível por Exemplo: saídas com +3Volts +5Volts e +12Volts que cor diz qual é a voltagem e as amperagens 1.5-Amperers 9-Amperes 12-Amperes se ligar este colorido de boiolas, viados Perobas invertido pode queimar a Placa e dar prejuízos. Obrigado FlávioAugustoRibeiroEvangelista./;;!/

    ResponderExcluir